skip to Main Content
Nariz (Rinoplastia)

Nariz (Rinoplastia)

A Rinoplastia é um procedimento cirúrgico realizado no nariz que pode ter finalidade estética e também funcional. Esta cirurgia é muito indicada para correções do osso nasal visando o perfil do paciente, alterar o tamanho das narinas e/ou corrigir a ponta do nariz, proporcionando maior simetria ao rosto. O processo de remodelagem, é geralmente realizado com cartilagem do próprio paciente, a fim de reduzir possíveis riscos de rejeição e promover um resultado mais natural. O Dr. Daniel Sakaki salienta:

“Sempre que a gente faz a remodelagem do nariz, é importante considerar a etnia, a harmonia facial da pessoa. Não modificar de jeito nenhum suas características.”

Além do caráter estético, a rinoplastia também pode ser utilizada com finalidade funcional, com o objetivo de melhorar quadros de dificuldade respiratória, seja por hipertrofia de cornetos ou desvio de septo, por exemplo. Nesses casos, é comum que as cirurgias estéticas e funcionais sejam realizadas em um mesmo procedimento.

Em geral, a cirurgia de rinoplastia é feita sob anestesia local com sedação, podendo ser realizada com anestesia geral dependendo de cada caso. O tempo de operação gira em torno de 90 minutos, sendo que o período de internação varia de 12 a 24 horas, conforme o quadro clínico do paciente.

Dr. Daniel Sakaki salienta que, durante o pós-operatório, é comum que o paciente tenha algum desconforto para respirar pelo nariz nos primeiros dias, além de alguns episódios de sangramento. Após a cirurgia, recomenda que o paciente durma com a cabeça mais elevada e não-lateralizada, utilize compressas geladas sobre os olhos para reduzir o inchaço e não utilize óculos durante ao menos 30 dias. O retorno às atividades diárias pode começar a ocorrer gradualmente após a retirada da tala pelo cirurgião, em aproximadamente uma semana.

É importante salientar que o inchaço pode permanecer durante alguns meses e desaparece com o passar do tempo, podendo levar cerca de um ano para que o resultado final possa ser completamente observado.

Compartilhar:
Back To Top