skip to Main Content
Queixo (Mentoplastia)

Queixo (Mentoplastia)

A mentoplastia é uma cirurgia plástica indicada para corrigir o posicionamento do queixo, seja aumentando ou diminuindo seu tamanho. Além do cunho estético, que visa harmonizar o tamanho e o formato do queixo com o rosto, a mentoplastia também apresenta finalidade reparadora, que busca melhorar questões respiratórias e de mastigação.

A cirurgia de aumento do queixo é realizada nos casos de queixo retraído, sendo utilizada geralmente uma prótese de silicone que fica localizada entre a parte óssea e a musculatura. Dessa forma, é possível proporcionar um resultado mais natural, trazendo maior simetria à região mentual.

Já a cirurgia para redução do queixo é um procedimento mais complexo, pois altera a estrutura óssea do paciente. Esta cirurgia é realizada em pessoas que apresentam alterações de mordida devido a um maior tamanho da mandíbula. Normalmente este procedimento é realizado por meio de uma osteotomia basilar da mandíbula, na qual partes ósseas da mandíbula são retiradas para que haja reposicionamento e fixação adequados.

Em ambos os casos, as incisões cirúrgicas são realizadas internamente, não deixando cicatrizes aparentes. Durante o pós-operatório, Dr. Daniel Sakaki salienta que é necessário tomar alguns cuidados para que se obtenha o melhor resultado. Recomenda-se que o paciente faça somente a ingestão de líquidos nos primeiros dias, evite conversar excessivamente, escove os dentes com muito cuidado e não durma pressionando a região operada. O retorno às atividades diárias pode ocorrer dentro de uma ou duas semanas, dependendo da complexidade da cirurgia e do quadro clínico de cada paciente.

Compartilhar:
Back To Top